A professora Raimundinha

raimundinha

Maria Raimunda de Araújo Tavares, nasceu em 26 de junho de 1926 em Alenquer-PA, onde foi professora do Grupo Escolar Fulgêncio Simões e do Instituto Amazônia.

Casou-se com Balthazar Valente Tavares, que tendo que acompanhá-lo a serviço mudou para Tucuruí em janeiro de 1962 com quatro filhos: Robinson, Ruy, Ruth, Regina e gestante da quinta filha Renê, nascida já nesta cidade.

A professora Raimundinha, como era conhecida em Tucuruí, dedicou a sua vida à educação no município, exercendo as funções abaixo:

01. Foi professora da Escola Estadual Frei Gil de Vila Nova.

02. Professora e Chefe de Serviço Escolar, da Escola Dr. Archimedes Pereira Lima, mantida pela Estrada de Ferro Tocantins – Ministério dos Transportes.

03. Foi a 1ª coordenadora do Projeto Minerva em Tucuruí.

04. Em 1970, exerceu um papel fundamental para instalação do Curso Ginasial de Tucuruí.

05. Foi Diretora do ginásio Francisco Assis Rios.

06. Em 1979, criou o Setor de Educação do Município, na gestão do Prefeito Dr. Miléo.

07. Solicitou implantação do Curso de Magistério ao Governador do Estado, o Coronel Alacid Nunes.

08. Em 1983, na gestão do Prefeito Cláudio Furman, foi a 1ª Secretária de Educação de Tucuruí, quando ampliou a rede com as escolas: Gumercindo Gomes, Júlia Passarinho e Florípedes Caldas, além de criar a pré-escola Mundo Encantado da Criança.

08. Criou o Supletivo no Repartimento quando esse era município de Tucuruí.

Em 1986, após 40 anos de serviços prestados em Tucuruí, deu por encerrada a sua tarefa de Educadora. Após seis meses de afastamento, retorna ao trabalho como Chefe de Gabinete, na gestão do então prefeito Armênio Barreirinhas, até o final de seu mandato.

Pela sua dedicação educacional a professora Raimundinha recebeu diversas condecorações:

01. O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) concedeu-lhe a medalha de “Honra ao Mérito”, pelos relevantes serviços prestados no período de 1973 a 1985.

02. A Câmara Municipal de Tucuruí concedeu-lhe a medalha de “Honra ao Mérito” e título honorífico de “Cidadã de Tucuruí”, pela reconhecida atividade pela sociedade Tucuruiense.

03. A Centrais Elétricas do Norte S/A (Eletronorte) concedeu-lhe dois diplomas de “Honra ao Mérito” em reconhecimento aos feitos pela sociedade Tucuruiense e pelos serviços prestados a Estrada de Ferro de Tocantins.

04. O Ferroviário Atlético Clube, por ocasião das comemorações de seus 50 anos de fundação, rendeu-lhe homenagem, com uma plaqueta.

05. Uma das escolas de Tucuruí recebeu o nome de Escola Municipal Professora Raimunda Tavares, hoje fazendo parte do município de Novo Repartimento.

06. O Shopping Center Tucuruí rende-lhe homenagem com uma plaqueta de Mulher Notável de Tucuruí no Dia da Mulher em 08 de março de 2006.

Postagens mais visitadas deste blog

As 14 Estações da Via Crucis

Como foi a morte de Diana

NOTA DE REPÚDIO DA OAB – SUBSEÇÃO DE RONDON DO PARÁ